Última hora: Gonçalo Inácio
Gonçalo Inácio foi escolhido pelos treinadores da Liga Portugal Betclic, como o melhor defesa do campeonato no mês de janeiro. O central do Sporting de Rúben Amorim bateu toda a concorrência, ultrapassando os rivais Benfica, de Roger Schmidt, e Porto, de Sérgio Conceição.
O ‘camisola 25’ dos leões repete o feito em vezes consecutivas, uma vez que também tinha arrecadado o prémio em dezembro. O canhoto recebeu o troféu no passado dia 9 de fevereiro, admitindo que “É um enorme orgulho. Agora quero continuar a trabalhar para conseguir mais prémios destes. A equipa ajuda muito”.
A escolha dos técnicos ocorre num mês imperial para os verdes e brancos, que venceram os quatro jogos disputados nesse período – Estoril (5-1), Chaves (3-0), Vizela (5-2) e Casa Pia (8-0). Gonçalo Inácio foi fundamental em ajudar a manter a baliza do Sporting a zeros em 50% das partidas, bem como no grande caudal ofensivo, uma vez que é dos principais distribuidores da equipa de Rúben Amorim.
Gonçalo Inácio, recorde-se, renovou contrato com os leões no passado mês de agosto. O novo vínculo, que tem duração até junho de 2027, serviu para defender os verdes e brancos de uma eventual perda do central, que passou a contar com uma cláusula de rescisão maior (era de 45 milhões).
Esta temporada, Gonçalo Inácio, jovem central dos leões – avaliado em 40 milhões de euros – regista 31 jogos (2.364 minutos) pelo Sporting, tendo feito o gosto ao pé em três ocasiões – frente ao Vitória de Guimarães e um bis diante do Sturm Graz, na Liga Europa. Para já não soma assistências, mas é peça fundamental da turma de Amorim, tanto na manobra defensiva, como na construção e distribuição de jogo dos verdes e brancos.