FC Porto

Última hora: Vítor Baía com dívidas e agora fica sem emprego

Antigo guarda-redes prepara-se para perder o trabalho no FC Porto, numa altura em que luta para pagar dívidas antigas. Com o ordenado penhorado e com cinco filhos, o futuro afigura-se incerto para Baía, que foi dos últimos a vestir a camisola por Pinto da Costa, não o deixando cair.

Nem sempre foram assim tão próximos, mas desde 2020, ano em que chegou a vice-presidente do clube e mais tarde administrador da SAD pela mão de Pinto da Costa que Vítor Baía começou a tornar-se numa espécie de braço-direito do presidente portista. Na altura, o líder azul e branco procurava rostos de renovação para o clube e o momento coincidiu com a fase em que a vida lhe roubou um dos principais homens que confiança, Reinado Telles, que morria nesse ano vítima de complicações resultantes da covid-19.

O antigo guarda-redes, de 54 anos, começava então a ocupar o espaço deixado em branco não só por Reinaldo Telles, mas também por algumas pessoas de quem Pinto da Costa se afastava, com algumas reticências e desconfianças.

E, de facto, quando os primeiros resultados confirmavam uma derrota estrondosa do veterano para André Villas-Boas, Vítor Baía não hesitou em enfrentar os jornalistas para assumir o mau resultado que colocava um fim em 42 anos de mandato. Segundo The Mag apurou, o líder azul e branco está “grato” ao antigo guarda-redes pela forma como se manteve ao seu lado nos momentos mais difíceis, mesmo quando algumas pessoas em que tinha confiança lhe viraram costas.

“O último ano foi, talvez, aquele em que Pinto da Costa percebeu quem estava verdadeiramente do seu lado e houve algumas desilusões, mas a prova de fogo vai ser agora. Haverá muitas surpresas nos próximos tempos e há muito boa gente que vai saltar fora”, adianta esta fonte.

É um novo caminho que não só Pinto da Costa começa agora, mas também as pessoas que lhe são próximas e que não vão ter lugar no FC Porto de André Villas-Boas, como é o caso de Vítor Baía. O antigo jogador dos dragões vê-se, assim, sem trabalho, num momento que o deixa com algumas preocupações, uma vez que nos últimos tempos já havia enfrentado alguns problemas financeiros.

Em 2022, notícias davam conta que Baía, que recebia perto de 15 mil euros brutos como administrador do FC Porto, tinha visto o seu salário penhorado para pagar uma dívida de 5,4 milhões de euros relativa à empresa Parvalorem, que ficou com os ativos tóxicos do BPN. O Correio da Manhã noticiava então que, do ordenado, parte tinha sido penhorada, sendo que o ex-jogador tinha ficado com um vencimento de 1995 euros, equivalente a três salários mínimos.

No final ano passado, novos dados mostravam que os problemas financeiros ainda não estavam solucionados com o Estado a ordenar que o prémio de 280 mil euros recebido do FC Porto fosse penhorado na totalidade para pagar a mesma dívida.

Na altura, fontes ligadas ao antigo guarda-redes davam conta de que este estava a ultimar um acordo com o Estado para o pagamento da dívida, não havendo desde então mais notícias sobre qual é a atual situação do ex-futebolista.

No entanto, agora a situação complica-se, necessariamente, com a saída de Baía da estrutura diretiva dos Dragões, com o futuro a revelar-se incerto.

UNIÃO ESTÁVEL E CINCO FILHOS

Vítor Baía vive há vários anos uma união estável com a nutricionista Andreia Santos, de quem está noivo. O casal tem dois filhos em comum, mas o antigo guarda-redes é ainda pai de mais três filhos, dois deles maiores de idade, fruto do primeiro casamento com Xana Almeida, e de Afonso, da união com Elisabete Carvalho.

Com Andreia Santos, o ex-jogador tem vivido uma relação tranquila e longe de polémicas, sendo que em 2020 decidiu surpreender a nutricionista com um pedido de casamento.

A grande festa ainda não aconteceu, mas no verão do ano passado o casal viveu um momento emotivo ao batizar os filhos, numa cerimónia intimista, no qual os dois não esconderam toda a felicidade que estavam a viver.

A nutricionista é, de resto, um dos grandes pilares da vida de Baía. Ao longo da sua ligação à direção do FC Porto, Andreia também vestiu a camisola e mostrou-se, inclusivamente, próxima de Pinto da Costa em diversas ocasiões. Na festa do São João, por exemplo, uma das maiores da cidade Invicta, a nutricionista mostrou-se a celebrar ao lado do presidente dos Dragões e do noivo.

Agora, uma mudança de ventos avizinha-se para a família que terá de enfrentar a nova realidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo