Última hora: Sérgio Conceição suspenso
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já divulgou o castigo a Sérgio Conceição depois da polémica expulsão na Supertaça Cândido de Oliveira, ganha pelo Benfica por 2-0.
O CD da FPF reuniu-se esta quarta-feira e depois de analisar ao pormenor o relatório do árbitro Luís Godinho, entendeu castigar o treinador do FC Porto por 3 ilícitos, com 23 dias de suspensão, um jogo e uma multa combinada de mais de 12 mil euros.
Os castigos são os seguintes:
-Um jogo de suspensão e multa no limite máximo no valor de 5100 euros, pela expulsão;
(Expulsão de treinador -«Após o árbitro ter sancionado uma falta favorável à equipa A, junto ao banco da equipa B, o treinador da equipa B (Sr. Sérgio Conceição) manifestou desacordo por palavras e atos contra a decisão da equipa de arbitragem, saindo da área técnica na direção do árbitro, de forma excessiva, esbracejando e gritando “Vai para o caralho…vai-te foder pá”» – Conforme Relatório do Árbitro) (Ex vi artigo 140º, n.º 1 e artigo 168º, nº 1 e 3 do RDLPFP e Lei 12 das Leis de Jogo) (Montante das Multas – Ex. vi. art. 36.º, n.º 1 e 2 do RDLPFP)
– 23 dias de suspensão e multa no limite máximo, de 5100 euros, pelos insultos ao árbitro;
(Lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa – «Para além de não acatar a ordem de expulsão, o mesmo continuou proferindo palavras insultuosas e ofensivas para o árbitro, gritando “Vai para o caralho… és um artista… tendencioso… já não é a primeira nem a segunda. Foi o Danilo, foi o Luiz Dias e agora não expulsas o João Neves…És fraco, fraco, fraco, muito fraco”. 5 – Após o termino da jogo e da respetiva cerimónia de entrega de prémios, quando a equipa de arbitragem se dirigia para o seu balneário, o árbitro foi interpelado nas escadas de acesso pelo treinador principal da equipa B, Sr. Sérgio Conceição no sentido de saber o motivo que levou à sua expulsão. Após o árbitro ter explicado os motivos, o mesmo reiterou as palavras insultuosas e ofensivas preferidas aquando da sua expulsão aos 90+6 (“Vai para o caralho… és um artista… tendencioso… já não é a primeira nem a segunda. Foi o Danilo, foi o Luiz Dias e agora não expulsas o João Neves…És fraco, fraco, fraco, muito fraco”.) e acrescentou gritando “Andas a brincar com o meu trabalho… já tens uma história contra nós… és uma vergonha”.» e «8. Após o término do jogo e da respetiva cerimónia de entrega de prémios, quando a equipa de arbitragem se dirigia para o seu balneário, o árbitro foi interpelado nas escadas de acesso pelo treinador principal da equipa B, Sr. Sérgio Conceição no sentido de saber o motivo que levou à sua expulsão. Após o árbitro ter explicado os motivos, o mesmo reiterou as palavras insultuosas e ofensivas preferidas aquando da sua expulsão. (Vai para o caralho… és um artista… tendencioso… já não é a primeira nem a segunda. Foi o Danilo, foi o Luiz Dias e agora não expulsas o João Neves… És fraco, fraco, fraco, muito fraco”.) e acrescentou “Andas a brincar com o meu trabalho… já tens uma história contra nós… és uma vergonha”.» – Conforme relatado no relatório do Árbitro e do Delegado da FPF)
– Multa pela recusa em sair de campo no valor de 2244€. Não há uma norma específica neste caso pelo que a sanção se baseou noutro artigo que enquadra este comportamento.
(Inobservância de outros deveres – Violação de Deveres e Obrigações Gerais de Lealdade, Probidade e Retidão – «4 – Após a expulsão do treinador principal da equipa B, Sr. Sérgio Conceição, o jogo esteve interrompido 4 minutos por este se recusar persistentemente a sair da área técnica e das imediações do terreno de jogo.» e «7. Após a expulsão do treinador principal da equipa B (96 minutos), Sr. Sérgio Conceição, o jogo esteve interrompido 4 minutos.» – Conforme descrito no Relatório do Árbitro e do Delegado da FPF).