
No final, Jorge Costa teve o perdão da mãe dos filhos. As lágrimas da ‘ex’ e da atual no último adeus ao ‘capitão’
Durante a vida, Jorge Costa dividiu o seu amor por duas mulheres: a mãe dos filhos, cujo casamento acabou em polémica e a última companheira, Estela. Apesar de todas as divergências, Isabel, a primeira mulher, marcaria presença nas cerimónias fúnebres, mostrando que o amor fala sempre mais alto.
Jorge Costa era conhecido pelo feitio explosivo, por muitas vezes agir e só depois pensar, em atitudes que assume ter moderado com o passar dos anos e, principalmente, desde que pendurou as chuteiras e se tornou treinador, onde a calma para liderar o grupo era urgente e necessária. No futebol como no amor, viveu sempre intensamente, aplicando a máxima da verdade às suas relações, que foram poucas. Não ‘colecionou’ namoradas, era o oposto de muitos futebolistas e, em toda a vida, pode-se dizer que foi homem de duas mulheres só.
Jorge Costa: o “bicho” que se “refinou”. Da madrugada polémica que resultou em divórcio aos grandes amores e sonhos que ficaram por cumprir
A primeira é a companheira de uma vida: Isabel. Foi ao lado desta que viveu três alegrias sem igual, como o nascimento dos filhos e também os melhores momentos no futebol. No entanto, aquela que era vista por todos como uma bonita história de amor acabaria da pior maneira, em 2012, com o casal, sempre discreto, a ocupar, de repente, as principais manchetes e tudo por causa de um episódio de violência doméstica que terá ocorrido na Roménia, onde Costa treinava então o Cluj. Depois de uma vitória da equipa, Costa, que nem era de sair à noite, aceitaria festejar numa discoteca ao lado dos seus jogadores. Isabel também marcaria presença na festa, mas abandonou o espaço mais cedo, sendo que a polémica aconteceu quando o marido chegou a casa, às primeiras horas da manhã.
“Ninguém sabe como tudo começou, mas ele atingiu a mulher com socos”, revelou na altura uma fonte à ‘Gazeta Sporturilor’, acrescentando que Isabel Costa acabou por sair de casa e deslocar-se à esquadra da polícia onde pediu ajuda. No entanto, nunca formalizaria uma queixa por violência doméstica. Deixou, isso sim, a Roménia para voltar a Portugal, dando início aos trâmites do divórcio. Quando os dois tornaram pública a separação, garantiriam que tudo tinha ocorrido de forma pacífica, mas a guerra entre os dois era do conhecimento do meio, com o mal-estar entre o ex-casal a prolongar-se durante anos.
No entanto, no derradeiro momento, e apesar de tudo o que ficou para trás, Isabel marcou presença nas cerimónias fúnebres do pai dos três filhos. Não se deixou fotografar, mas a dor era por demais evidente no rosto daquela que, no final, esqueceu as mágoas e preferiu recordar aquele que tanto amou durante uma vida.
A VIÚVA, QUE CONHECEU EM ÁFRICA
Foi alguns anos depois do divórcio que Jorge Costa reencontraria o amor onde menos esperava, quando se encontrava a treinar a seleção do Gabão, em África. Estela Rito foi a mulher que lhe devolveu o brilho na reta final da sua vida, num amor improvável que Jorge Costa assinalava com afeto nas redes sociais.
” A nível pessoal aconteceu-me a melhor coisa que podia ter acontecido na vida, conheci a minha atual mulher. Foram dois anos e meio fantásticos que infelizmente acabaram, porque por mim ainda lá podia estar. Fui muito feliz”, disse sobre o momento em que conheceu Isabel, que seria um dos rostos lavados em lágrimas no último adeus a Jorge Costa. Estiveram juntos dez anos, nos quais correriam o mundo em viagens e aventuras a dois, numa fase mais calma da vida de Jorge Costa, que não escondia o quanto este amor o fazia feliz
A AMIZADE QUE VENCE SEMPRE
Na sua carreira futebolística, Jorge Costa travou algumas amizades, mas sem dúvida que a mais marcante foi com Sérgio Conceição. Foram parceiros no FC Porto, Seleção e Standard de Liége, amigos de casa. No entanto, nos últimos anos, algumas divergências acabariam por os afastar.Contudo, em 2023 Conceição acabaria por denunciar algum afastamento. “Posso confidenciar que estou meio chateado com o Jorge. Ficou amuado com uma mensagem… e estamos assim.