Última hora: Roger Schmidt
O Benfica ainda tenta baixar o preço para contratar Mario Götze e conta com um aliado de peso. O médio-ofensivo alemão tem pressionado junto dos responsáveis do PSV Eindhoven, dando uma ajuda à SAD liderada por Rui Costa.
O campeão do Mundo em 2014 é muito desejado por Roger Schmidt, treinador que assinou pelos encarnados um contrato válido por duas temporadas. Götze, de 30 anos, cabe nos planos de Rui Costa, Lourenço Pereira Coelho, Rui Pedro Braz e Schmidt tendo em vista a revolução que está em marcha no plantel encarnado.
Mesmo que aceite reduzir o salário, os responsáveis dos encarnados sabem que têm de fazer um esforço para garantir os serviços do antigo futebolista de Borussia Dortmund e Bayern Munique, que chegou a Eindhoven há dois anos, como um dos reforços pedidos precisamente pelo novo treinador das águias. Os encarnado tentam, assim, contratar o experiente jogador por uma verba inferior aos 4 milhões de euros, valor da cláusula do contrato que lhe permite deixar o PSV. Götze tem contrato com o vencedor da Taça da Holanda até 2024.
Compras em aberto
Até agora, o Benfica desembolsou 13 milhões de euros no reforço do plantel que vai começar por disputar a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Petar Musa, que se destacou ao serviço do Boavista por empréstimo do Slavia Praga (os axadrezados compraram o passe), custou 5 milhões de euros, além da cedência, em definitivo, de Vukotic e dos restantes 50 por cento do passe de Ricardo Mangas. Já o lateral-direito Alexander Bah trocou o Slavia Praga pelo Benfica, a troco de 8 milhões de euros. Por sua vez, o lateral-esquerdo Mihailo Ristic terminou contrato com o Montpellier.
Com jogadores ainda para colocar, o Benfica não fechou as compras. No que se refere a Götze, a SAD acredita ter o jogador controlado e o negócio bem encaminhado, discutindo algumas questões, como o valor a pagar para contar com os serviços do jogador alemão.
Schmidt pretende voltar a trabalhar com o seu compatriota, mas o PSV já avisou que não facilitará. “Nenhum jogador indicou que quer sair, nem mesmo o Mario. Isso dá-nos boas sensações para a próxima época. É possível que o Gotze fique. Não discuti esse assunto com Schmidt, mas se ele o quiser, que traga um grande saco com muito dinheiro”, disse recentemente o diretor técnico John de Jong.
Selecionador incentiva Bah
Alexander Bah, lateral-direito contratado pelo Benfica ao Slavia Praga, não foi convocado pelo selecionador dinamarquês para os encontros da Liga das Nações, mas a transferência foi elogiada por Kasper Hjulmand. “Foi bem visto pelo Benfica pela forma como irão jogar [com Roger Schmidt]. O jogador tem vindo a evoluir e a fazer boas escolhas, tendo em conta a forma como joga”, comentou o treinador, na antevisão ao encontro com a Croácia, hoje.